Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

24 junho 2013

Máscara e Anonimato no Brasil de hoje: que sentido podem ter?

.
A condição de saúde da vida pública é a TRANSPARÊNCIA. O segredo deve ser um direito da vida *privada*, não da pública.

Existe UM tipo de situação que justifica a ação em segredo na vida pública: o enfrentamento de situações de tolhimento das liberdades justas, que força pessoas a lutarem em segredo pela recuperação de sua liberdade.

Nesse sentido, a ação ao modo do Anonymous pode ser justificada nos EUA, que, por absurdo que pareça, se tornaram uma das ditaduras mais sufocantes do planeta no momento atual.

No Brasil o anonimato e segredo se justificam em campos como o combate ao crime organizado (p.ex. milícias) e na proteção de testemunhas -

... mas é totalmente descabido no trato das questões políticas gerais: afinal, temos aqui liberdade não só de atuar positivamente, mas inclusive as liberdades excessivas de tentar suprimir liberdades alheias (modelo Feliciano), bem como de caluniar, jogar deslealmente (modelo Veja) - excesso esse que precisa ser repensado.

Enfim: não há necessidade NENHUMA de segredo ou anonimato no trato com os temas em questão nesta temporada de manifestações - de modo que o apelo a esse recurso de exceção na vida pública só pode se dever à intenção de acobertar atos ou planos ilegítimos.

Já não nos bastassem as maçonarias, onde boa parte da vida política do país continua sendo tramada em segredo sem estarmos em tempos de exceção - o que torna essas tramas AUTOMATICAMENTE antidemocráticas...

... agora nos vem mais essa importação totalmente injustificável no contexto onde se mete a atuar. (Ou estará o Anonymous neste momento a, p.ex., combater as milícias que oprimem a população das periferias?)

A proposta de revolta individualista num país que ainda nem dominou a arte da ação coletiva pelo bem comum... e de resistência ao Estado justamente no momento em que ele pela primeira vez assume seu papel de promotor da universalidade do direito do ser humano à dignidade... seria até uma piada de mau gosto se não fosse altamente suspeita.

"Todo Estado é opressor, livrem-se logo do seu, meninos... Aquela gigantesca águia ali, olhando do norte? Não sejam bobos, não tem nada a ver, ela é inofensiva... Jamais faria mal a um clubinho tão simpático de meninos desprotegidos... E OBEDIENTES."

AQUI, Ó, SERES DE OLHOS OCULTOS: eu não só não escondo os meus, como eles estão enxergando MUITO BEM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.