Acredite nos que buscam a verdade... Duvide dos que encontraram! (A.Gide)

24 maio 2010

Aliança x Choque "com consciência e intenção" (PNAC, Brasil, Turquia e o fórum deste fim-de-semana no Rio)

Em mensagem de 20.05 (melhorada como post http://bit.ly/aBzP2A ) escrevi "Comecei a falar do PNAC na semana antes da ida de Lula a Teerã, pois sabia que isso seria botar o dedo precisamente nesse vespeiro - e aposto que não inadvertidamente e sim com consciência e intenção."
 
Disse também que um dos produtos mais famosos do grupo PNAC foi a teoria do choque das civilizações, assinada por Samuel Huntington, professor de Harvard que também trabalhou dentro da Casa Branca. E que usar ataques terroristas (reais ou forjados) como pretexto para a tomada de poder absoluto foi planejado como parte da estratégia do PNAC desde os anos 80.
 
No mesmo dia o maior jornal espanhol publicava todo um caderno especial "babando" o Brasil, no que podemos ver uma mera expressão dos interesses do capital espanhol - mas também se poderia olhar de modo um pouco mais complexo.
 
Mas só agora fiquei sabendo (pois a isso a imprensa 'livre' não dá destaque) que:
 
1. Após o ataque ao metrô de Madri em 2004, o presidente espanhol Zapatero propôs à ONU a criação de um movimento 'Aliança das Civilizações'.
 
2. Que o primeiro a se juntar à iniciativa foi o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan (o mesmo que foi com Lula a Teerã)
 
3. Kofi Annan, o ganense então Secretário Geral da ONU, oficializou o movimento em 2005, inaugurando uma comissão de que participou o brasileiro Cândido Mendes e que apresentou seu relatório e propostas em nov.2006.
 
4. Em jan.2008 realizou-se em Madri o 1.º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações. O 2.º foi em Istambul (Turquia) em abr.2009. O 3.º será no Rio no próximo fim de semana (28-30 de maio).
 
Não estou tomando nenhuma posição quanto à qualidade do movimento, pois não me inteirei o suficiente para isso. Mas estarmos sabendo é o mínimo, né? Links a seguir para isso.
 
Zé Ralf
 
Página brasileira oficial do movimento (geral):
 
 
Documento oficial brasileiro sobre a questão, de 2009
 
Complemento: o especial do El País sobre o Brasil, para baixar em PDF: http://bit.ly/9Hdyte 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO COMENTE.
Este blog só permanece no ar para fins históricos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.